Alunos de escola estadual em Parintins se destacam com exposição artística e fotográfica

Texto: João Paulo Castro - Fotos: Pedro Coelho/Divulgação 

Os alunos da escola estadual São José Operário, localizada no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) realizaram uma exposição intitulada ‘Todas as Mulheres em Nos’. A atividade foi na quinta-feira, 31 de março, e é uma ação interdisciplinar que reúne as matérias Artes, História, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática. Veja abaixo a galeria de fotos:

Segundo a professora de Artes e História, Irian Butel, uma das responsáveis pela exposição, destacou que a exposição teve como finalidade expressar, por meio das linguagens visuais, a pesquisa, o trabalho, os saberes protagonizados pelo feminino e desta forma traduzir a mulher em suas perspectivas ancestrais e sua corporeidade contemporânea.

As atividades começaram com as exposições fotográficas A mulher, o saber e a imagem do fotógrafo Pedro Coelho e Mulheres na Ciência do fotógrafo Arleison Cruz com intuito de apresentar à comunidade escolar a contribuição feminina no campo do conhecimento científico e assim enfatizar o trabalho de mulheres que fortalecem a ciência no país e no mundo.

Em seguida, foi realizada a exposição de arte visuais, mostrando obras que são resultados da Oficina de Zentangle, realizada em sala de aula pela professora Irian Butel com as turmas 8º ano 1 e 2 do turno vespertino. Vale ressaltar que o termo Zentangle vem das palavras zen (filosofia budista de meditação para equilibrar a mente) e tangle (trama ou emaranhado em inglês) e possibilita alcançar a calma em quem o pratica. 

Protagonismo estudantil

A sala temática Sonoridades Visuais apresentou a intervenção musical M.L.P. acústico, a exposição dos artistas estudantes Murilo Natividade, Vander Júnior e Luan Wallace. Luan Wallace tem múltiplas deficiências dentre elas o autismo e é acompanhado pela profissional de apoio escolar Luciane Mendes. A ação foi devidamente registrada pelo trabalho áudio visual dos alunos João Pedro Rocha.

Atividade jornalística

Durante a programação, foram apresentados fotorreportagens e infográficos. No caso da fotorreportagem, foi abordado sobre o protagonismo da mulher ao longo da história. Atividade coordenada pela professora de Língua Portuguesa, Francimary Bentes.

Concurso

Durante a atividade, foi realizado um concurso de mosaicos, atividade ministrada pela professora de Matemática, Andréa Vieira, composta pelos resultados obtidos em seu formato original e simbolizam a compreensão e o aprendizado dos estudantes sobre o trabalho com múltiplos através da construção das obras.

Para a construção dos mosaicos, os alunos formaram um conceito de como realmente funciona a tabuada de multiplicação e por meio desta forma lúdica e prazerosa eles ficam livres para exercer sua criatividade e conseguem perceber o padrão geométrico, estético por traz de cada multiplicação.

O projeto interdisciplinar Quintal Social Mosaico de Saberes é assinado pelos professores Andréa Vieira, Érica Farias, Felipe Vasconcelos, Francimary Bentes, Irian Butel e Michele Souza.










Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS