Texto e foto: Peta Cid- Assessoria Sedema |
Educação ambiental e coleta regular dos resíduos sólidos são ações permanentes realizadas pela gestão municipal em Parintins no combate ao descarte irregular de lixo pelas vias e logradouros públicos.
No entanto, em vários bairros da cidade, a falta de conscientização da população contribui para proliferação de lixeiras viciadas que produzem mau cheiro, atraem ratos, insetos, mosquitos causadores de doenças como a dengue, além de causar transtornos neste período de chuvas, quando os resíduos são levados pelas águas para dentro de bueiros provocando alagações.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), tem trabalhado firme no combate às lixeiras viciadas orientando, sensibilizando e até transformando esses locais em jardins para incentivar os moradores a se tornarem parceiros do poder público nas ações.
Um exemplo de participação da comunidade é a Lagoa Azul, onde os moradores formaram um grupo “Os Guardiões da Lagoa Azul”, para proteger o manancial e orientar a população a não jogar lixo no local.
A Prefeitura propõe que a população contribua com a limpeza urbana, acondicionando o lixo corretamente, aguardando o carro coletor e ajudando a denunciar as infrações. Depositar lixo em local inadequado ocasiona multa e outras penalidades. A Sedema tem atuado em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) no combate às lixeiras viciadas.