O Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental, na noite desta terça-feira (25/01/2022), por volta das 21h, realizou a apreensão de pescado ilegal.
O fato ocorreu na orla de Manaus, precisamente no terminal pesqueiro da Panair, Zona Sul de Manaus, onde foi realizado pela equipe de Policiais Militares a fiscalização ambiental em uma embarcação de médio porte, oriunda do Município de Beruri/AM, contendo aproximadamente 03 (três) toneladas de pescado ilegal, sendo uma parte de comercialização proibida, que se encontra no período de defeso "arapaima gigas" pirarucu, Tambaqui, Aruanã, Pacu. Além disso, outras espécies de pescado foram apreendidas, devido estas estarem acobertando os pescados em defeso.
O responsável pela carga foi questionado sobre a procedência e a guia que é emitida pelo Órgão Ambiental, porém nenhuma documentação foi apresentada.
Diante dos fatos, caracterizado o crime ambiental 01 (um) cidadão foi conduzido com sua integridade física preservada, a DEMA, para os procedimentos legais cabíveis.
Toda a carga foi encaminhada junto com o infrator, e foram exibidos para autoridade judiciária.
Materiais apreendidos
Aproximadamente 03 (Três) Toneladas de diversos pescados (Pirarucu; Tambaqui; Aruanã; Pacu; Sardinha)
O Comando e o Batalhão Ambiental orientam que pescar, transportar e comercializar peixes do ambiente natural que se encontram em período de defeso configura crime ambiental, sujeitando às penalidades previstas na Lei.
Com informação do Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas