Foto: Thiago Godinho |
Mestre do folclore brasileiro, versador e poeta da vastidão verde entrecortada por rios, Mestre Lindolfo Monteverde, se vivo estivesse, completaria 120 anos de idade, reinado como Amo do Boi Garantido. Por todo seu legado, a data de 2 de janeiro, dia do seu nascimento, foi instituído como o Dia da Tradição.
Pescador de origem negra, Lindolfo Monteverde, filho de Marcelo Rolim, cresceu na Baixa de Dona Alexandrina - a Xanda, sua mãe. Décadas depois, a vila de humildes pescadores ganhou o nome de 'Baixa de São José'.
Para marcar a data uma programação cultural aconteceu no curral tradicional na Baixa do São José a partir das 20h, com a festa do “Dia da Tradição” do boi Garantido para exaltar a memória, a história e o legado de Mestre Lindolfo Monte Verde, dos 'Montes Verdes da África', criador do Garantido.
“Obrigado mestre, seu pequeno boi de pano se tornou gigante e fez de sua terra Parintins, o amor de todos nós. O aniversário é seu, mas, o presente é nosso. Sua obra seguirá pela história, assim como sua voz continuará a ecoar por entre as páginas do livro vivo, que é folheado na alma do povo vemelho, hoje e sempre”, disse o presidente do Garantido, Antônio Andrade Barbosa.
Programação
A programação, comandada pela Associação Regional Lindolfo Monteverde, começou com shows acústicos ao som de toadas imortalizadas do Boi Garantido, além de apresentação dos itens mirins, que são as crianças da Baixa, o trio Monte, Galeto e Helton Fernandes.
A filha de Lindolfo, Maria do Carmo Monteverde, fez uma apresentação especial tirando versos e cantando as toadas antigas de autoria do próprio mestre Lindolfo. Ainda Ken Pabro, Mikerleson e Patrick Modesto.
O show principal ficou por conta do apresentador Israel Paulain e do levantador de toada David Assayag, além do próprio Boi Garantido, Batucada, Companhia de Dança Garantido Show, os Pajés Adriano Paketá e Artur Monteverde.
Dia da Tradição
A festa tornou-se parte do calendário de eventos no reduto encarnado, sendo instituído o dia 2 de janeiro como “Dia da Tradição”, uma grande homenagem para o fundador do Boi Garantido.
Lindolfo Monteverde nasceu no dia 02 de janeiro de 1902, em Parintins. Ele é descendente de negros escravizados e tornou-se cancioneiro e poeta.
Após passar um período adoentado, Lindolfo prometeu a São João Batista que, se ficasse curado, colocaria um boi de pano para brincar nas ruas de Parintins. Foi dessa promessa que surgiu o Boi Garantido.
Lindolfo faleceu no dia 05 de julho de 1979, aos 77 anos, deixando filhos, netos e bisnetos.