A empresa Amazonas Energia estuda a possibilidade de apoiar o projetos da Coleta Seletiva em Parintins como compensação pelos impactos ambientais causados no município.
O subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente- Sedema, Alzenilson Aquino, representou a Prefeitura de Parintins em reunião com o coordenador de Meio Ambiente da Amazonas Energia, o engenheiro ambiental Esmael Vieira da Silva, para as primeiras tratativas sobre a questão.
A empresa Amazonas Energia tem processos em execução movidos pelo Ministério Público e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas - IPAAM. Multas foram aplicadas por conta da poluição sonora produzida pela usina termoelétrica localizada no centro da cidade e em decorrência dos impactos ambientais nas vias de acesso ao local onde era feito o transbordo de combustível, na rua Faria Neto.
Após inspeção do IPAAM realizada em Parintins, a empresa foi notificada e transferiu suas balsas de onde era feito o transbordo para um porto particular. A Prefeitura de Parintins teve que recuperar as ruas prejudicadas pela atividade.
Alzenilson Aquino ressaltou que os valores provenientes das multas, a princípio são recolhidos ao Fundo Estadual de Meio Ambiente e não retornam para o município que sofreu o dano. “Nós queremos que os recursos sejam destinados para Parintins, porque foi aqui que aconteceu o impacto ambiental”, explicou.
Por conta do posicionamento da Prefeitura, a empresa manifestou o interesse de apoiar projetos ambientais como compensação e a ideia inicial seria a ampliação dos projetos da coleta seletiva.
Entre as ações que podem ser beneficiadas estão o projeto piloto de coleta seletiva do bairro São Vicente que pode ser levado para os demais bairros da cidade, como também aquisição de material de divulgação e produção de ecopontos para coleta de resíduos.