Por Marcondes Maciel DRT-AM 871 | Contato: (92) 992559191
Os poetas populares, compositores e toadeiros parintinenses Tadeu Garcia, Carlos Paulain e César Moraes são as únicas personalidades da musicalidade de boi-bumbá de Parintins a serem homenageadas com seus bustos esculpidos em um pergaminho em cimento no monumento “Exaltação das Artes”, do artista plástico Augusto Simões. A obra foi inaugurada na noite de sábado, 27 de novembro, próxima ao muro de arrimo, na orla de Parintins, centro da cidade.
O pergaminho, com frases de Augusto Simões e dos poetas homenageados é parte integrante da totalidade do projeto artístico “Exaltação das Artes”, com a fixação de estátua gigante de uma guerreira indígena, com mais de sete metros de altura.
"Eu fiquei muito lisonjeado com a homenagem prestada pelo Augusto Simões. Uma obra de arte belíssima, grandiosa e que o parintinense tem que admirar, tem de preservar, tem que conservar e é uma evidênciada dos talentos que se pode ter. Imaginemos agora se nós tivessemos nas ruas principais de nossa cidade, como avenida Amazonas e rua Paraíba, monumentos desse porte para que o turista admirasse e tivesse uma ideia prévia da capacidade criativa dos artistas de Parintins", destacou o homenageado Tadeu Garcia.
Concepção artística
Na concepção teórica do conjunto da escultura gigante da obra, Augusto Simões diz que na peça principal da índia, trata-se de um trabalho artístico rústico que mostra o ser mulher vindo do barro, imitando uma nota musical estilizada onde o cueiro é a prancheta do artista.
No segundo plano, explica Simões, as luminárias são potes em homenagens aos ceramistas e suas indumentárias mostram a arte do artesanato, bem como o bambú que a cerca.
Augusto segue sua fundamentação teórica destacando que em um terceiro plano os tambores são vasos que florecerão ritmos em forma de flores e no quarto plano a calçada da cultura mostra as marcas de mãos que muito fizeram e fazem por nossa cultura.
“O espaço da calçada é destinado para enaltecer e homenagear personalidades que ajudaram a desenvolver o meio artístico e cultural do município, como os ex-presidentes do Boi Caprichoso, Rai Viana, Joilto Azêdo e do Boi Garantido, Adelson Albuquerque, assim como da historiadora e folclorista Odinéia Andrade, entre outros”, disse o artista.
Capsula do tempo
No interior da escultura da índia existem nove capsulas do tempo colocadas durante o processo de construção e elas serão abertas no dia 20 de agosto 2046, ao meio dia.
“O painel amazônico no estilo cubismo mostra a minha arte, de acordo com minha concepção. Esse projeto é um sonho de 35 anos que apenas agora realizo 65%. Já tenho outros projetos em andamento e caso me seja negado os pontos que desejo construir, remanejarei meus projetos para outras cidades vizinhas”, afirmou Simões.