Parintins ganha “Monumento à Arte” pelas mãos do artista plástico Rodrigo Barbosa

         Por Marcondes Maciel RDT-AM 871 | Contato: (92) 992559191

 

A comunidade parintinense foi presenteada com mais uma obra artística por meio do programa de incentivo a cultura da Lei Aldir Blanc. Trata-se do “Monumento à Arte”, do artista plástico Rodrigo Barbosa, entregue para a população na noite de segunda-feira, 15 de novembro.Veja abaixo a galeria de fotos do evento.

O monumento foi fixado na calçada da Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (AAPP), na Avenida Amazonas. Rodrigo Barbosa é filho de um dos grandes mestres da arte plástica parintinense, o artista visual Rob Barbosa, atualmente presidente da AAPP.

“A essência histórica abordada e se constitui de um tema geometricamente assim disposto: um círculo sobre uma base, tendo na sua parte superior um traço cruzado em diagonal. O arco simboliza o princípio de igualdade entre os artistas associados. Princípio que rege a norma institucional da entidade social e remete na vida de cada um. O traço em diagonal simboliza a arte em sua livre e infinita projeção no universo material e imaterial. A base representa a relação do artista com a natureza”, diz a sinopse de Rodrigo.

 “Esse é um símbolo que deverá ser o princípio a ser seguido pelos associados da AAPP, que adentrarem nesta entidade social. Um princípio que leva sempre razão e lembrar que o mesmo valor ter o novo e o experiente membro desta casa, pois é assim que dita a consciência. Ficando o juízo de valor de cada um por conta dos seus feitos internos e eternos a bem do seu convívio social que a sociedade deverá avaliar”, explica o artista.

De acordo com a concepção da arte Rodrigo Barbosa, a criação nada mais é que uma homenagem à arte dos parintinenses, sempre com o olhar universal e amplo da forma criar.

“Muitos foram os feitos de homens destemidos que merecem destaque por terem lutados bravamente para defenderem o princípio da igualdade e liberdade entre os povos e as pessoas”, diz um trecho da sinopse do projeto de Rodrigo.

Para a criação dos detalhes da obra Rodrigo Barbosa foi buscar inspiração nos grandes feitos históricos ligados a arte.

“Merece destaque o feito histórico dos 300 espartanos liderados pelo rei Leônidas que lutaram até os últimos suspiros para defendê-las, fato conhecido como batalha das Termópilas em 48 a.C. No século II o rei Artur da Grã Bretanha instituiu o princípio da igualdade  ao adotar a Távola Redonda uma mesa que não tinha cabeceira onde reunia  em volta seus cavaleiros de honra para discutirem assuntos de interesse do reino sob igualdade de condições”, diz o texto de fundamentação do projeto.

Sobre o artista:

RODRIGO CONCEIÇÃO BARBOSA, é artista plástico, associado na Associação dos Artistas Plásticos de Parintins e sua principal atividade profissional é soldagem de estruturas alegóricas. Além disso, atua também como escultor e pintor. Como associado da AAPP, faz parte e participa de todas as atividades que a entidade realiza de acordo com seu Calendário Anual de Eventos.

O artista tem larga experiência profissional e já trabalhou em diversos lugares do país, inclusive no Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo, tendo seus últimos trabalhos nas Escolas de Samba Mocidade Alegre, Independente Tricolor e Rosas de Ouro de São Paulo.

Também faz parte da equipe de artistas do Boi Bumba Caprichoso, onde desenvolve trabalhos há mais de 8 anos de soldagem e pintura.

 




Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS