O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Coordenação de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), representada pela sua Coordenadora, a Promotora de Justiça Romina Carvalho, promoveu reunião no dia 05/11, com o Secretário-Executivo da Infância e Juventude, Emerson Lima, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A reunião foi realizada na sede do MPAM e teve também a participação dos Promotores de Justiça Elanderson Lima e Caio Lúcio Fenelon Assis Barros.
Na reunião foi decidido que o serviço de acolhimento de crianças e adolescentes na modalidade família acolhedora será implementado como política pública estadual para reduzir, de maneira significativa, a situação permanente de vulnerabilidade dos menores. O primeiro passo para a implementação do Programa será a capacitação da rede de proteção e das famílias interessadas.
Segundo a Coordenadora do CAO-IJ, “a posição do MPAM é de fomentador das políticas públicas para que seja priorizada a política de acolhimento familiar como a melhor alternativa ao acolhimento institucional (abrigo) para evitar, ao máximo, a institucionalização de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A proteção integral é realizada por meio do tríplice união família, sociedade e Estado em rede”.