Seguindo orientações do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) vai promover uma campanha junto aos frigoríficos, feiras e mercados para orientar quanto ao período do defeso e apresentação da declaração de estoque.
De 15 de novembro de 2021 a 15 de março de 2022 está proibida a pesca das espécies surubim, carapari, aruanã, matrinxã, pirapitinga, mapará, sardinha e pacu.
O defeso garante proibição da pesca do pirarucu durante o ano todo e permitindo nas áreas manejadas desde que autorizadas pelo IBAMA. A pesca da espécie tambaqui está proibida de 01 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022.
“Os proprietário de frigoríficos e vendedores de peixes tem que apresentar a declaração de estoque junto a Sedema e nós repassaremos ao IPAAM e ao IBAMA”, esclarece o subsecretário da Sedema, Alzenilson Aquino.
O objetivo é garantir a reprodução das espécies protegidas pelo defeso nos rios do Estado do Amazonas.
A Sedema dará todas as informações necessárias quanto ao preenchimento dos documentos exigidos pelos órgãos ambientais que vão desde requerimentos, guias de recolhimentos a declaração de estoque para que os revendedores atuem legalizados.