Em Parintins, Liceu de Artes celebra Dia da Consciência Negra com roda de capoeira e exaltação á cultura afro-brasileira

Por Marcondes Maciel | DRT-AM 871 | Contato: (92) 992559191


A programação da Semana da Consciência Negra no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, em Parintins, encerrou na noite de quinta-feira, 18 de novembro, com exposição de obras de arte, apresentação de hip hop, performance de balé, e claro, muita roda de capoeira, em um misto de celebração da cultura afro-brasileira e de Zumbi dos Palmares.

Durante toda a semana, eventos culturais, com oficinas de produção de instrumentos de percussão utilizados na capoeira e palestras, marcaram a importância de se combater o racismo e a desigualdade social no país, além de pontuar os avanços na luta do povo negro ao longo da história.

A participação dos alunos do Liceu de Artes nas atividades durante a semana foi um dos pontos de destaque da programação, como destaca a organizadora do evento e professora de capoeira do Liceu, Taisse Pinheiro. 

“É muito importante, não somente os alunos da capoeira, quanto da comunidade parintinense em geral, ter o privilégio e o respeito com relação a valorização da cultura negra. Durante a programação da semana a gente buscou lembrar da cultura negra  e conhecer um pouco de nossos irmãos negros, que têm uma contribuição muito grande para nossa formação”, disse Taisse. 

A capoeira, além de ser um jogo acrobático praticado entre pessoas de todas as raças é um dos símbolos de resistência negra, como ressalta o capoeirista e coordenador do grupo de capoeira Amantes da liberdade, Paquita Jacaúna. 

“Através da capoeira é que a gente tem essa interação, porque a capoeira não tem distinção de cores, de sexo, de raça e simboliza a luta negra para mostrar para sociedade o quanto é importante sempre respeitamos uns aos outros”, pontuou Paquita. 

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil, em 20 de novembro. Porém, no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, em Parintins, a data foi lembrada durante toda a semana, sendo o encerramento na noite de ontem, quinta-feira. 

Zumbi dos Palmares

A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.



Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS