Por: Marcondes Maciel | Contato: 92 992559191
A Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (AAPP) foi mais uma entidade de classe a receber os produtos da agricultura familiar do Governo do Amazonas, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Nesta primeira etapa de auxílio para os artistas plásticos, na sexta-feira, 5 de novembro, foram disponibilizadas melancias, abacaxis e polpas de caju. A iniciativa contou ainda com a parceria da empresa de beneficiamento de produtos regionais Parintins Polpas.
A ação foi o resultado de uma articulação da diretoria da AAPP junto ao Governo do Estado para a aprovação do cadastro da entidade no programa de auxílio emergencial.
Os produtos foram repassados em uma ação conjunta entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Agencia de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Secretaria de Produção (SEPROR)
De acordo com responsável pela entrega direta dos produtos, o gestor local da ADS, Josean Mascarenhas, essa é uma ação que, além de incentivar e valorizar os trabalhadores da agricultura familiar, também beneficia famílias em situação de venerabilidade econômica, por meio das entidades comtempladas com os produtos agrícolas.
“Uma demonstração do desenvolvimento do setor primário é que este ano já foram 20 toneladas de produtos repassados as entidades, que vai desde o pescado, produtos regionais e até polpas de frutas. A tendência em 2022 é aumentar o número de participantes pelos programas governamentais e assim incentivando a produção, melhorando a qualidade do produto e beneficiando as famílias do município”, destacou Josean.
Para o presidente da AAPP, Rob Barbosa, essa é só uma de várias etapas de doação de produtos para os artistas plásticos, fruto do empenho da diretoria da entidade que buscou o apoio do Governo do Estado para receber os gêneros da agricultura familiar.
“Essa parceria com o IDAM e ADS agora está se concretizando, e daqui pra frente vai se consolidar ainda mais. A partir de agora somos uma entidade cadastrada nos programas de assistência e apta a receber as doações de auxílio alimentar do Governo do Estado em Parintins”, afirmou Rob.
O artista plástico Jofre Gomes foi um dos contemplados com as melancias, abacaxis e polpas.
“É uma ação muito válida. Uma iniciativa da diretoria da AAPP e o Governo do Estado para ajudar os artistas que necessitam nesse momento de dificuldade e ainda mais porque é a Associação procurando um meio de ajudar o associado”, frisou o artista.
Programa - O PAA é um mecanismo que permite ao governo comprar produtos da agricultura familiar auxiliando numa das etapas mais difíceis do processo produtivo que é a comercialização dos produtos de maneira rápida, descomplicada e encaminhar esses alimentos a quem precisa.