Parintins recebe curso para a formação de doulas, em novembro


Nos dias 08, 09 e 10 de novembro, acontece no município de Parintins o primeiro curso para formação de doulas, profissionais que dão apoio e acompanham mulheres durante o período de gestação, parto e pós-parto. O curso é promovido pela Pro-Mater Parintins e pelo Coletivo Humaniza Parintins.

O objetivo do curso é formar doulas para o acompanhamento de mulheres durante o período de gestação, parto e pós-parto, respeitando os aspectos fisiológicos, oferecendo suporte emocional à mulher, a fim de contribuir para proporcionar uma experiência de parto mais positiva possível.

Podem participar do curso mulheres maiores de 18 anos, que tenham afinidade ou interesse em conhecer o papel da doula. Para ser doula não é necessário ter formação na área de saúde, mas é preciso formação específica em doula, cujo trabalho encontra suporte no Guia Prático de Assistência ao Parto Normal da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 1996.

A professora Patrícia Wottrich Parenti, docente no curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP de São Paulo, descreve a importância da doula, para a mulher grávida: “Os estudos mostram que as mulheres que fizeram partos com [acompanhamento] as doulas tiveram redução nos pedidos de anestesia, redução nas taxas de cesárea, de uso de ocitocina e no tempo de duração do trabalho de parto”.

Sobre o curso

Em Parintins, a doulagem ainda é pouco conhecida. Para mudar essa realidade e colaborar na assistência às gestantes, a médica obstetra, Artemísia Pessoa Manso, e a doula, Luíze Reis, idealizaram a iniciativa e estão à frente da organização do curso que formará a primeira turma de doulas para atuarem no município.

As aulas serão presenciais, com exposições teóricas, narrativas de práticas vivenciais e dinâmicas em grupo, assim como demonstração de práticas. A carga horária total do curso é de cinquentas horas e todo o conteúdo das aulas será ministrado pela equipe Celeste Parteria, que é integrada por profissionais, como enfermeiras obstetras, doulas, psicólogas, fisioterapeutas, entre outras. Isabela Persilva, doula, enfermeira obstetra e diretora da Celeste Parteria, explica que toda a formação é baseada nas atuais evidências científicas.

As vagas são limitadas. Para inscrições e mais informações, entrar em contato pelo WhatsApp, no número (92) 98141-6501.

*Texto de divulgação

**Imagem meramente ilustrativa, reproduzida da internet.



Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

JÔ MÓVEIS PARINTINS



PORTAL PANORAMA PARINTINS