O cônsul do Japão Masahiro Ogino e o presidente da Associação Nipo Brasileira de Parintins Elizeu Inomata, além de autoridades como o prefeito Bi Garcia e o presidente da Câmara Municipal Mateus Assayag, inauguraram a quadra poliesportiva e cultural da Escola Estadual Ryota Oyama. A obra foi realizada com recursos financeiros do consulado japonês no Brasil e entregue na tarde de segunda-feira, 18 de outubro.
O evento faz parte da comemoração dos 90 anos da imigração japonesa em Vila Amazônia, em Parintins. A escola leva o nome de Ryota Oyama, o imigrante japonês que introduziu a juta em Vila Amazônia e que se tornou, um dos principais ciclos econômicos da região.
Na solenidade estiveram presentes, além dos convidados, os descendentes dos japoneses em Parintins e de outras localidades, como foi o caso dos herdeiros de Ryota Oyama, representados pelos seus netos Ruy Oyama e Margarete Oyama.
"A importância de Parintins para os japoneses, principalmente porque os jovens graduados da Escola Superior do Japão chegaram em Vila Amazônia há noventa anos, sendo os pioneiros da imigração japonesa na Região Amazônica", destacou o cônsul japonês Masahiro Ogino.