Bi Garcia recua e Hospital Padre Colombo continua fechado para reforma


Os atendimentos no Hospital Padre Colombo (HPC) irão continuar suspensos até a conclusão da reforma do prédio da unidade de saúde, pertencente à Diocese de Parintins. Essa foi a definição da Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Parintins, nesta quinta-feira, dia 7 de outubro, para tratar sobre o fechamento do (HPC) e os impactos para a população. 

A direção do hospital suspendeu os atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por falta de cobertura contratual e consequentemente por falta de recurso financeiro, no dia 1º de outubro. Outro motivo da suspensão dos serviços foi a necessidade de reforma do prédio. 

A Prefeitura de Parintins não havia concordado com a decisão da gestão do hospital e ganhou na Justiça uma liminar obrigando a unidade de saúde retornar imediatamente os atendimentos sob pena de multa diária de R$ 10 mil, até R$ 200 mil. A assessoria jurídica da unidade recorreu.

No encerramento da audiência, o secretário Executivo Adjunto de Atenção Especializada ao Interior da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Cássio Roberto Espírito Santo, que participou da audiência por vídeo conferência, propôs que a Secretaria de Saúde do Estado (SES) manterá a decisão do HPC em prosseguir com o projeto de reforma da casa de saúde e manter o hospital fechado até o término das obras. 

“A proposta da Secretaria de Estado é que nesse momento a estrutura física do hospital não tem condições de estar abarcando, tanto a parte de internação, quanto a parte de cirurgias. Então, ninguém vai fechar nada. Na verdade, nós vamos transferir de uma unidade para outra, e aí a nossa proposta é transferir os recursos humanos, de equipamentos, para que a gente possa continuar atendendo a população sem ter a descontinuidade no serviço,”, assegurou Cássio.

A previsão é que dentro de dois ou três meses a Diocese conclua a reforma do HPC, com recurso de doação do Papa Francisco. 

O prefeito de Parintins, Bi Garcia, de defensor da reabertura imediata para os atendimentos do HPC, por meio de decisão judicial, ao final da audiência passou a defensor da reforma do hospital. 

Bi Garcia disse que lamentavelmente o hospital fechou de forma inesperada, mas é pelo processo de reforma da estrutura física do Padre Colombo. 

“A gente entende sim, que há a necessidade de fechar o hospital, e isso foi bem colocado pela Diocese, pelo Dom Giuliano”, disse Garcia. 

O prefeito afirmou ainda que todos os serviços em saúde prestados pelo HPC serão absorvidos pelo Hospital Jofre Cohen. Ele assegurou que a Prefeitura vai abrir uma unidade de atendimento 24h para urgência e emergência no Centro de Saúde do Bumbódromo. 

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

JÔ MÓVEIS PARINTINS



PORTAL PANORAMA PARINTINS